Fone:

Dúvidas Frequentes

Como retirar amostras de solos para análises?

Material básico:

  • Recipientes (sacos de plásticos robustos de preferência) para cerca de 500g. de amostra;
  • Identificadores (tipo 1) nos recipientes (etiquetas firmes e/ou escrita direta) para os dados do questionário de identificação da amostra, e (tipo 2) para onde os resultados das amostras devem ser enviadas.

Instruções:

Dividir a propriedade em áreas uniformes de até 10 hectares, para a retirada de amostras. Cada uma dessas áreas deverá ser uniforme quanto a cor, topografia, textura e quanto as adubações e calagem que recebeu. Áreas pequenas, diferentes das circunvizinhas, não deverão ser amostradas juntas. Cada uma das áreas escolhidas deverá ser percorrida em zig-zag, retirando-se com um trado, amostras de 15 a 20 pontos diferentes, que deverão ser colocadas juntas em um balde limpo. Na falta de trado, poderá ser usado um tubo ou uma pá. Todas as amostras individuais de uma mesma área uniforme deverão ser muito bem misturadas dentro do balde, retirando-se uma amostra final, em torno de 500g.

Como retirar amostras de solos para análises?

As amostras deverão ser retiradas da camada superficial do solo, até a profundidade de 20 cm, tendo antes o cuidado de limpar a superfície dos locais escolhidos, removendo as folhas e outros detritos. Não retirar amostras de locais próximos a residências, galpões, estradas, formigueiros, depósitos de adubos, etc. Não retirar amostras quando o terreno estiver encharcado. No caso de culturas perenes (frutíferas por exemplo) sugere-se tambem retirar amostras entre 20 e 40cm de profundidade.

Identificar perfeitamente cada amostra no identificador tipo 1, numerando cada recipiente com o mesmo número colocado nos seus apontamentos particulares.

Identificar perfeitamente cada amostra no identificador tipo 2, o endereço para onde devem ser remetidos os resultados.

O questionário a ser preenchido e anexado a cada amostra identificador tipo 1 deve conter os seguintes dados:

  • Nome do Proprietário:
  • Propriedade: (Ex. Sítio S.Joâo)
  • Município:
  • UF: (Sigla do Estado da Federação)
  • Identificação da Amostra

Embrulhe bem o material e envie-o para o Laboratório de Solos da Zoofértil.

Endereço:

204 Sul, Avenida LO-3, S/N, Lote 2, Qi 17

Palmas - Tocantins

77.020-464

Clique para visualizar

Telefone:

+ 55 63 3213-1630